Suas unhas estão fracas?
Conheça cuidados essenciais para mudar esse quadro

Suas unhas estão fracas?
Conheça cuidados essenciais para mudar esse quadro

Unhas fracas, quebradiças, que parecem "desfolhar" o tempo todo? Esses são sintomas da síndrome das unhas frágeis (SUF). Ela caracteriza-se por diminuição da resistência ungueal e afeta...

Unhas fracas, quebradiças, que parecem “desfolhar” o tempo todo? Esses são sintomas da síndrome das unhas frágeis (SUF).

Ela caracteriza-se por diminuição da resistência ungueal e afeta até 20% da população, sendo mais comum em mulheres.

Existem inúmeras causas que podem justificar essa condição. Doenças como hipotireoidismo, anemia, infecções crônicas, fungos, problemas circulatórios, dietas muito restritivas, pacientes que foram submetidos à cirurgia bariátrica e traumas repetitivos são algumas das causas.

Fatores externos como exposição a agentes químicos (detergentes, solventes e produtos de limpeza, por exemplo) e uso abusivo de removedores de esmalte com acetona podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição.

A hidratação da placa ungueal é fundamental para manter a unha saudável. A unha contém cerca de 10% de água e é pobre em lipídios (gordura), assim a sua capacidade de reter líquido é pequena tornando-a suscetível à desidratação e danos mecânicos. Existem produtos específicos para hidratar as unhas que devem ser aplicados várias vezes ao longo do dia.

Na hora de fazer as unhas é importante utilizar bases fortalecedoras, mas ao mesmo tempo deve-se ter cautela com esmaltes contendo formaldeído, pois existem casos de piora da SUF e desenvolvimento de dermatite de contato. O uso do esmalte continuamente também é ruim para a saúde das unhas. Os esmaltes possuem substâncias solventes, que enfraquecem a lâmina ungueal. Retirar o esmalte alguns dias antes de pintar novamente é importantíssimo para hidratá-las e diminuir o tempo de exposição à essas substâncias.

Aconselho a usar removedores de esmalte sem acetona ou até mesmo o óleo de banana, que não danifica as unhas.

Outras dicas são: usar luvas adequadas para manuseio excessivo de água e de produtos químicos e não fazer uso de unhas artificiais ( nenhum tipo).

Manter uma alimentação com bom aporte de proteínas e variedade de frutas, legumes e verduras também é fundamental. Alimentos como amendoim, nozes, amêndoas, tomate, ovo, cenoura, couve flor e fígado são fontes naturais de biotina e podem contribuir para a saúde das unhas.

É sempre bom lembrar que quem sofre com algum problema nas unhas deve procurar um dermatologista para que seja feito o diagnóstico e o tratamento correto.


WhatsApp
Oi! Venha falar direto com a gente por WhatsApp!
Powered by