Dicas para sua rotina de saúde e beleza

Dicas para sua rotina de saúde e beleza

Sejam bem-vindos a esse espaço que foi preparado com muito cuidado e carinho, pensando em você. É aqui que abordaremos diversos assuntos relacionados à saúde e beleza do maior órgão do nosso corpo: a pele.O meu objetivo é trazer tudo que há de novo, tendências e informações sobre tratamentos, de maneira ética e consciente.

Aqui no blog também darei dicas que agregam no seu dia a dia, além de não deixar de fora todas as novidades que estão acontecendo na clínica.

Nesse primeiro post escolhi um assunto que sempre gera muitas dúvidas: a rotina de skincare. Como montar a sua rotina? Quais são os passos fundamentais? Por onde começar?

Em primeiro lugar é importante falar que não existe “receita de bolo”, a rotina deve ser personalizada buscando identificar as necessidades de cada um.

Não existe um número mínimo ou máximo de passos, o fundamental é que essa rotina consiga se encaixar no seu estilo de vida e seja um momento prazeroso de auto-cuidado.

Sempre oriento separar um espaço para os seus produtos, de maneira que fiquem facilmente acessíveis. Para quem tem dificuldade em criar esse hábito pode associar com algum hábito já solidificado, como escovar os dentes.

Para começar é importante identificar qual é o seu tipo de pele. Normal, seca, mista, oleosa ou sensível? Isso muitas vezes não é uma tarefa fácil.

É na consulta médica, através da anamnese ( aquela conversa no início da consulta), do exame da pele e da experiência prévia da paciente com certos produtos que conseguimos ser mais fiéis nessa conclusão. Alguns artifícios que usamos no consultório, como aparelhos que analisam a pele, também ajudam nessa questão.

Sempre devemos começar com a higiene, que remove o excesso de oleosidade e impurezas, mantém os poros desobstruídos e prepara a região para receber os tratamentos adequados. Ela pode ser feita com sabonetes, cremes de limpeza ou soluções com ação micelar.

Depois da higienização recomendo aplicar o produto para a área dos olhos. Essa região possui a pele bem fina e sensível e necessita de cuidados específicos, dependendo da queixa do paciente. Ao aplicar o creme dessa região primeiro, além de tratá-la, estará formando uma barreira para que o produto que será aplicado no rosto não sensibilize essa região.

Em seguida podemos aplicar algum ativo antioxidante, principalmente aqueles à base de vitamina C. Utilizamos veículos em creme, que são mais hidratantes, para peles normais e secas, e veículos em sérum para peles mistas e oleosas. Como a vitamina C muitas vezes não é bem tolerada por pacientes de pele muito sensível ou oleosa, a associação com ativos que acalmam a pele e reduzem a oleosidade podem ajudar bastante.

Geralmente complementamos com um hidratante, específico para o tipo de pele, antes de aplicar o filtro solar.

Se eu tivesse que escolher um item fundamental na rotina, com certeza seria o protetor solar. Proteger a sua pele contra a ação da radiação e luz visível é o melhor tratamento antiidade que existe!

O ideal é que o produto tenha FPS de pelo menos 50 e alta defesa contra os raios UVA e UVB. A cor também é fundamental para proteger contra os danos da luz visível, que está presente nas luzes artificiais, computadores e celulares. É o óxido de ferro, que dá cor aos filtros e às maquiagens, que é o responsável por fazer esse escudo protetor. Portanto, se você não se adapta a nenhum filtro com cor, pode usar um filtro sem cor e aplicar a base de sua preferência desde que produza uma boa cobertura.

Recomendo aplicar cerca de duas camadas generosas de filtro solar no rosto, podendo espalhar com as mãos, pincéis de cerdas sintéticas ou esponjas de maquiagem.

Não podemos esquecer do pescoço e do colo. A vitamina C, o hidratante e o filtro solar podem, e devem ser aplicados nesta região. Existem também produtos específicos para essa área que são excelentes.

Ao longo do dia indico que reaplique o filtro solar, sendo a frequência ideal a cada três horas. Para pacientes que possuem pele oleosa, sprays ou soluções reguladoras de oleosidade podem ser um artifício para segurar o brilho e promover um efeito matificante ao longo do dia

À noite é fundamental que o paciente retire a maquiagem e as impurezas que acumulam na pele, e o uso somente do sabonete pode não ser suficiente . Essa etapa pode ser realizada com a água micelar, demaquilante ou cleansing oil, e logo depois realizar a higienização da pele com o sabonete de escolha.

O produto que será utilizado como base da rotina da noite depende muito do objetivo do paciente. Podemos usar ácidos que tem ação clareadora ou antirrugas se for o caso, ou produtos específicos para acne ou rosácea. A escolha do veículo também é fundamental, sempre preferimos a textura creme para peles secas e gel creme ou sérum para peles oleosas ou mistas.

Mas e os tão falados tônicos? E as máscaras faciais? Onde entram na rotina?

É importante esclarecer que esses são itens considerados não essenciais, e que só devem ser incluídos no seu skincare caso realmente seja necessário. Não há mal nenhum em usá-los, mas muitas vezes complicar esse passo a passo só vai encarecer a sua receita e fazer com que algo simples e rápido torne-se complicado e pouco prático.

Minha dica para terminar esse post é: converse com o seu dermatologista. Durante a consulta é fundamental entender qual é a sua expectativa, disponibilidade de tempo e dúvidas quanto à rotina de cuidados com a pele. Não compre produtos desnecessários e que podem não trazer benefícios reais para você. Menos é mais, e quanto antes você conseguir iniciar e manter a consistência nos seus cuidados, mais rápidos e duradouros serão os seus resultados.


WhatsApp
Oi! Venha falar direto com a gente por WhatsApp!
Powered by