Você acha que está envelhecendo rapidamente?

Você acha que está envelhecendo rapidamente?

Você acha que envelheceu rápido em um periodo curto de tempo? Sentiu alguma mudança mais brusca na sua aparência?

Se você respondeu sim sugiro observar, em primeiro lugar, os seus hábitos de vida. O envelhecimento ocorre pelos danos causados pelos radicais livres ao DNA das células e os maiores vilões são: o sol, cigarro, poluição, estresse, sono inadequado, alimentação rica em gordura e alimentos industrializados, excesso de açúcar e álcool. 

Além disso, a partir dos 30 anos começamos a perder colágeno, proteína fundamental para manter a firmeza e sustentação da pele. Essa perda torna-se ainda mais acelerada a partir dos 45/50 anos, quando a menopausa se instala na mulher. 

Os primeiros sinais de envelhecimento já podem ser observados entorno dos 25/30 anos, antes disso pode-se considerar uma forma precoce de envelhecimento. Isso pode ser devido aos fatores citados anteriormente, mas é claro que existe o componente genético que influencia bastante.

E como prevenir?

Manter hábitos de vida saudáveis é o passo inicial. A segunda medida seria incorporar o uso diário do filtro solar, ele é o melhor anti-idade que existe quando aplicado adequadamente. Quanto mais cedo o paciente tiver essa conscientização do uso do filtro solar, melhores serão os resultados a longo prazo. Outras medidas eficazes são o uso de produtos antioxidantes, que reduzem os danos ao DNA celular e de cremes anti-idade, que seriam principalmente aqueles que contém retinol ou ácido retinóico.

Para complementar os cuidados em casa, recomendo que a partir dos 30 anos o paciente realize anualmente tratamentos no consultório que visam o estímulo de colágeno.

Como tudo na vida, prevenir é sempre melhor do que remediar. Para que você envelheça bem e com qualidade os cuidados devem começar cedo.

WhatsApp
Oi! Venha falar direto com a gente por WhatsApp!
Powered by